Confira receitas deliciosas criadas por Felipe Schaedler, do restaurante banzeiro, de Manaus, que levam Cogumelo Yanomami.

Tucumã e caldo de cogumelo Yanomami

Ingredientes
- 300g de Tucumã
- 10g de pó de cogumelo Yanomami
- sal á gosto
- limão á gosto
- 20g de manteiga
- 50g de coentro
- 5g de açúcar
- 300ml de água
- 20g de farinha de tapioca

Modo de preparo
Misture a água com o pó de cogumelo e leve ao fogo sem deixar ferver. Depois de 40 minutos, engrosse o caldo
com a farinha de tapioca. Ajuste o sal e adicione umas gotas de limão. Coe o caldo com peneira fina e reserve. Aqueça a manteiga, quado estiver fumaçando desligue o fogo e adicione o tucumã, salteie ligeiramente e coloque o açúcar. Num prato coloque o tucumã salteado e finalize com coentro desidratado. Para desidratar o coentro, coloque folhas e coentro no microondas por 30 segundos, repetindo 3 vezes o processo até que a folha fique bem seca. Passe por uma peneira e use em diversas receitas.

Queijo coalho assado com pó de cogumelos Yanomami

Ingredientes
- 300g de queijo coalho     
- 15 ml de sumo de limão
- 20g de Manteiga
- 4g Cogumelos em pó
- Pimenta do Reino a gosto

Preparo
Corte uma fatia grosseira da barra de queijo coalho no sentido do comprimento. Com ajuda de um pincel passe
manteiga e limão. Polvilhe o pó de cogumelos sobre toda a fatia e leve a um forno  á 200c por cerca de 10
minutos ou até o queijo estar levemente derretido. Retire do forno, adicione a pimenta do reino a gosto e sirva em seguida. 

Filé de peixe com crosta de cogumelos Yanomami

Ingredientes
- 400g de Filé de peixe     
- 5g de pó de cogumelos    
- 50g de Manteiga    
- 5g de cogumelos inteiros
- limão    a gosto    
- 10g de Cebolinha
- sal a gosto    
- pimenta do reino a gosto

Preparo
Hidrate os cogumelos inteiros por duas horas com água gelada, na geladeira. Limpe o filé de peixe (nesta receita foi usado Aruanã, um peixe da Amazônia). Com os cogumelos já hidratados, separe os cogumelos do caldo que foi hidratado. Pique bem os cogumelos  e em uma caçarola, aqueça a manteiga e refogue esses cogumelos, até que fiquem bem refogados. Adicione  a água que os cogumelos foram hidratados em em fogo baixo deixe reduzir. Quando reduzindo, Ajuste o sal  e adicione limão a  gosto para que confira acidez. Enquanto isso, pré aqueça o forno a 220 graus, tempere o filé de peixe com sal e pimenta do reino branca, cubra com pó de cogumelos e leve ao forno por cerca de 7 minutos, dependendo da espessura do filé. Finalize o molho com cebolinha e um pouco de manteiga gelada e com ajuda de um fouet emulsione.  Sirva em seguida o peixe sobre o molho. 

Espaguete, cogumelos Yanomami e pimenta Baniwa

Ingredientes
- Espaguete 
- Pó de cogumelos
- Manteiga gelada 
- Pecorino
- Pimenta Baniwa 

Preparo
Cozinhe á massa até ficar "al dente". Enquanto a massa cozinha, rale o queijo com um microplane. Reserve. Passe os cogumelos por uma peneira afim de tirar alguma parte mais dura. Reserve. Aqueça parte da menteiga em uma frigideira e coloqueo pó de cogumelos, em seguida abeixe o fogo e adicione  o queijo ralado. Para ajudar a derreter o quejo, coloque um pouco da água do cozimento da massa, a quantidade de água é apenas para ajudar a derreter o queijo e hidratar o cogumelo em pó.  Ajuste o sal. Coloque a massa na mesma frigideria com pó de cogumelo e queijo e salteie, adicionando a parte  restante da manteiga para emuslionar. Sirva em seguida e finalize com pimenta baniwa à gosto

Parceria: Huturaka, ISA, Instituto ATA, INPA, CENBAM e Restaurante Banzeiro